O conceito de Persona é utilizado no marketing para compreender os perfis de clientes e propor estratégias mais assertivas
Nem é necessário ser um expert em marketing para saber que, por aqui, a aplicação de conceitos para entender o cliente é muito valorizada. Afinal, para colher os bons frutos de uma estratégia digital é necessário pensá-la com base nas dores dos clientes. É por isso que, se sua empresa ainda não pensa na Persona, isso precisa mudar.
O conceito de Persona é uma das ferramentas utilizadas para entender essas dores, bem como padrões comportamentais, hábitos e inúmeras outras características dos clientes. É através dela que sabemos como levar o cliente à venda propriamente dita.
Persona – explorando o conceito
Uma Persona é um personagem – como o próprio nome sugere – fictício, criado e desenvolvido para representar o cliente de uma empresa.
É muito comum que, quando se fala em perfil de cliente, seja estabelecida uma equivalência incorreta entre persona e público-alvo.
Persona x Público-alvo
Quando falamos sobre o público-alvo, nos referimos a padrões genéricos, pouco específicos, que se limitam a questões demográficas: idade, gênero e localização. Essas informações são importantes, mas não suficientes. É por esse motivo que, em uma estratégia de marketing, devemos ter uma persona bem definida.
A persona não se limita à faixa etária, gênero ou onde o seu cliente mora. Ela se estende a padrões comportamentais, entende dores e por isso é tão eficiente para alcançá-lo.
O conceito abrange quais sites seu cliente acessa, quais tipos de conteúdo ele mais consome, quais são os seus sonhos e até qual é a marca do seu smartphone. Investigativo, né?! :O
Mas não tem receita de bolo: a importância de cada informação depende dos interesses da sua empresa. Propor ações com influenciadores digitais? Melhorar a usabilidade do seu e-commerce? Aumentar o mix de produtos? Fazer promoções? Tudo é possível!
Os 2 tipos de persona
Existem 2 tipos básicos de persona: aquela que representa o seu cliente atual e a persona que você almeja ter como cliente no futuro.
Se você está se perguntando se a Persona deve ser apenas uma, a resposta é simples: não! Quanto mais soluções e produtos de diferentes nichos uma empresa oferece, mais tipos diferentes de clientes existirão. Consequentemente, mais personas.

Montando a sua persona
Pronto para colocar a mão na massa?!
Antes de criar, veja um exemplo de persona!
Thiago tem 30 anos, é recém-casado e possui uma empresa de engenharia há 5. A família é de classe-média, mora em um apartamento próprio na região central de Belo Horizonte e viaja ao menos duas vezes por ano. Além da engenharia, uma outra paixão de Thiago é a gastronomia. Ele é um expectador assíduo de programas de culinária e serviços de streaming.
No exemplo, são levantadas diversas informações sobre Thiago. Como dito anteriormente, os dados levantados dependem de cada empresa e seus objetivos. Mas imagine que Thiago é a persona de uma empresa de turismo.
Sabendo que o engenheiro aprecia gastronomia, é interessante oferecer pacotes de viagem que explorem os restaurantes do destino. Assim, a empresa consegue, com mais facilidade, atingir o nível de satisfação do cliente.
Preparamos dicas simples, mas que com toda certeza vai te ajudar na criação da sua persona. 🙂
Use como referência um cliente que você conhece bem
Se a sua empresa já está ativa e você está no processo de criação da persona, baseie-se em um cliente que você já conhece. Sabe aquela pessoa que sempre está ali, comentando as publicações da sua empresa nas redes sociais, e fechando negócio? Utilizá-la como ponto de partida é uma boa estratégia!
Dê um nome para o seu personagem
Já que estamos falando de uma pessoa, batize-a com um nome. Isso facilitará no reconhecimento e uso da ferramenta ao longo do tempo. João, Maria, Regina, José… use a criatividade! 🙂
Adicione informações demográficas – elas também são importantes!
Apesar de que o público-alvo não ser suficiente, ele é um ponto de partida necessário para criar a sua persona. Defina a sua idade, o lugar onde mora e o gênero.
Para ter essas informações, consulte os gráficos do seu perfil no Instagram, os dados do Google Analytics, etc.
O que seu cliente deseja?
Nessa categoria, use o exemplo da empresa de turismo como base! O que seu cliente gosta de fazer no dia a dia? Quais programas, filmes e séries ele mais gosta de assistir? Quais são os seus desejos ao consumir um produto/serviço? Esses questionamentos são relevantes para desenvolver uma persona de forma mais completa.
Assista o vídeo da Thaísa e entenda um pouco mais sobre esse valioso conceito. Aperte o play!