Qual é a sua rotina de produção de conteúdo para as redes sociais da sua empresa?
Você também costuma tirar um tempinho diário para criar a postagem do dia?
Se respondeu que sim, sinto em dizer que você está fazendo isso errado.
Pensa comigo!
Queimar energia mental para ter boas ideias todos os dias é muito desgastante.
Ao invés de fluir, a criatividade desaparece quando você está sob pressão.
Por isso, o ideal é que você se organize e tire um dia para programar tudo o que vai postar no mês ou até mesmo no ano.
Ou seja, fazer um cronograma de conteúdo, planejando os posts, a data e hora até mesmo os canais em que eles serão publicados.
Se você não sabe, mas quer aprender a construir este cronograma, acompanhe os próximos tópicos!
Por onde começar o cronograma de conteúdo?
Antes de programar seus conteúdos, você precisa definir um calendário editorial.
Esse calendário deve incluir as datas e horários em que seus posts irão sair. Isso ajuda o público a criar uma rotina para te acompanhar nas redes sociais.
Além disso, você pode dividir os dias por temas e usar cada dia da semana para falar sobre um assunto específico.
Leve em conta o canal
Conforme se sabe, cada rede social tem sua característica.
Enquanto o Instagram é um canal que explora mais o visual, o LinkedIn pede textos mais longos.
Além disso, uma mesma rede social possui diversos recursos ou funcionalidades, cujo formato de conteúdo também segue uma linha diferente.
O Instagram, por exemplo, tem o Feed, o Stories, o Reels, o IGTV.
Portanto, você precisa pensar o seu conteúdo considerando as particularidades de cada canal.
Nesse sentido, você tem duas opções: criar posts exclusivos para cada um deles ou adaptar o conteúdo.
Poste com frequência
Manter uma boa frequência também é fundamental para um cronograma de conteúdo.
No entanto, nem todo mundo consegue postar duas ou três vezes ao dia.
Se esse é o seu caso, faça testes e descubra quais os melhores dias e horários de cada rede, conforme o comportamento e os hábitos da sua audiência.
Para te ajudar ainda mais, nossos especialistas prepararam um kit completo de Planejamento de Marketing Digital para alavancar seu negócio em 2022.
Este kit grátis é composto por um calendário editável para redes sociais, uma planilha de diagnóstico digital e um ebook com 28 tipos de conteúdos focados na geração de leads.
Acesse o kit e colocar a mão na massa!

Planejando o Cronograma de Conteúdo para redes sociais: passo a passo
Agora que você já definiu os canais e a frequência, é hora de partir para a ação!
Para facilitar a sua vida, listaremos a seguir, 5 passos práticos que vão te ajudar a elaborar o seu cronograma de conteúdo.
1 – Liste os conteúdos que são permanentes
Primeiro, insira no cronograma os conteúdos que você deseja reforçar e que irão se repetir, como a divulgação de uma landing page, por exemplo.
Dessa forma, você já terá preenchido alguns dias no calendário, além de já ter um ponto de partida para criar as demais postagens.
2 – Priorize os eventos e conteúdos mais relevantes
Em todos os segmentos existem eventos que merecem destaque.
Você pode utilizá-los como inspiração ou criar conteúdo de viés informativo sobre eles.
Além disso, você deve priorizar esses conteúdos, postando-os nos horários de maior fluxo de visitantes.
Afinal, esses tópicos e hashtags tendem a ter um bom alcance.
3 – Divida os conteúdos por temas
Ao criar conteúdos por assuntos, você cria uma expectativa na sua audiência, que, certamente esperará pelos mesmos tópicos nos mesmos dias.
A segunda-feira é um ótimo dia para trabalhar conteúdos motivacionais, a quinta é dia do #TBT, já na sexta cai bem conteúdos mais descontraídos e leves com a #Sextou.
Enfim, esse é só um exemplo. O mais importante é usar os assuntos a favor da sua estratégia.
4 – Escolha os recursos com antecedência
As redes sociais oferecem diversas funcionalidades para incrementar suas postagens, como enquetes, vídeos, imagens, dentre outras.
E muitos desses recursos dão certo trabalho.
Por exemplo, criar uma imagem personalizada ou editar um vídeo leva tempo.
Portanto, recomendo que você planeje os recursos que pretende usar.
5 – Considere a plataforma na hora de customizar o conteúdo
Lembra que eu falei que cada rede possui características próprias?
Bem, agora você vai personalizar os conteúdos de acordo com a plataforma em que será postado.
Mas isso dá muito trabalho!
Existem muitas opções de ferramentas de programação de conteúdo para redes sociais que podem te ajudar a ganhar tempo e eficiência, pois elas te permitem fazer tudo em um só lugar.
Leia também:
- Marketing digital para infoprodutos: o passo a passo definitivo
- Como fazer marketing com datas comemorativas?
- Experiência do consumidor e Marketing de Atração: como usar a estratégia para impulsionar suas vendas
- Benchmark: como usar para superar a concorrência?
- 7 estratégias de up-sell e cross-sell para aumentar suas vendas
- 12 erros de e-mail marketing que você deve evitar
Por fim, espero que este artigo tenha sido útil para você. Aproveite para assinar nosso Blog e receber em primeira mão materiais e conteúdos como este.