Uma das fases mais importantes para as empresas é dar início às estratégias de divulgação. Afinal, quem não fica empolgado vendo sua marca ganhar uma estruturação mais robusta de marketing? Para atingir esse objetivo, produzir conteúdos para a persona é o primeiro passo.
O marketing é uma parte essencial no relacionamento com seus consumidores e, também, a principal forma de apresentação e posicionamento da sua marca.
Mas como podemos criar uma estratégia de conteúdo que não perca de foco o valioso possível comprador que estamos mirando?
Reunimos a seguir alguns aspectos que fazem parte do planejamento da nossa equipe e que podem conduzir sua marca à conexão com a persona através do marketing.
O que é a estratégia de conteúdo para persona e qual a sua importância
O planejamento de ações, ou também conhecido por pauta editorial, é uma espécie de exibição dos conteúdos que serão produzidos pela sua empresa.
Por meio dele, sua empresa se planeja para fazer uma distribuição estratégica de conteúdos nos diversos canais – como redes sociais, e-mail, blog, material rico, etc.
É necessário que o tema, o objetivo, o formato e a plataforma estejam alinhados a fim de ter uma comunicação estratégica com o seu cliente ideal. Lembre-se: no marketing não existe receita de bolo. É necessário desenvolver ações com base na sua persona e fazer testes.
O cronograma serve como fio condutor de todo tipo de ação. É com ele que você entende os responsáveis por cada atividade, as datas em questão e outros detalhes sobre sua estratégia.
Recomendamos que você utilize um calendário mensal para organizar os conteúdos para persona que vai publicar. Clique aqui para baixar gratuitamente.

Dicas para criar uma estratégia de conteúdos para persona
Foco na persona
É ela a nossa prioridade! Conhecer a persona é saber muito mais do que seu gênero ou a cidade onde mora; é saber seus desejos, medos e necessidades. A persona nunca pode ficar de fora da estratégia de marketing, porque cada marca atende expectativas diferentes dos seus públicos.
Por exemplo, empresas que focam em serviços e fazem o B2B (business to business) vão apresentar materiais com cases de sucesso, obras concluídas, depoimentos de quem confia no trabalho e disponibilizar consultorias.
Já os empreendimentos B2C (business to consumer) vão apostar mais em condições especiais de frete ou cupons, lançamentos de produtos, tirar dúvidas sobre entrega e tamanhos, fazer mais stories, etc.
Na Agência RG Digital, alinhar a persona é o primeiro passo quando fechamos com um novo cliente. No processo de onboarding desenhamos a jornada de compra e elaboramos um material fazendo as perguntas mais comuns para construir a persona, como qual a faixa de idade dos seus compradores, os cargos que eles ocupam, quais são seus hábitos, as redes sociais favoritas, as principais dores e objeções, etc.
Definição os objetivos
Lá em cima nós falamos sobre objetivos. E eles merecem muita atenção. Atualmente, já sabe-se da importância de ter uma presença digital eficiente. Mas para criar uma estratégia assertiva, é necessário entender os objetivos do negócio.
Mão na massa: passo a passo para planejar conteúdos para persona
Chegou a hora de colocar a mão na massa!
- Brainstorming de ideias: Reúna sua equipe para discutir ideias e colocá-las na mesa (ou no quadro). Quanto mais pessoas pensam sobre um objeto, mais estamos sendo criativos e vendo a situação por diferentes perspectivas. O brainstorming é um clichê, mas que funciona muito.
- Estudo de mercado: Veja o que os concorrentes publicam em seus canais. Monte um arquivo com links para também ter mais conhecimento sobre o segmento. Mas não se esqueça que toda empresa é única e individual, assim como suas estratégias.
- Árvore de palavras-chave: Acesse canais que mapeiam os assuntos em buscas, como o Google Trends. Por meio dele, você consegue ver a quantidade de pesquisas e comparar termos. Após esse trabalho, organize as palavras em uma árvore.
- Assuntos do momento no twitter: O nosso querido twitter é um ótimo canal para ficar antenado nos debates da internet, memes, virais, montagens, etc. Na aba de Assuntos do Momento é possível ver o que é trend topic ou buscar outros temas na barra de pesquisa. Ele é muito válido especialmente se a sua marca é sociável.
- Faça testes: Nem tudo que planejamos é previsto para dar certo, então, teste novos conteúdos, novos horários para posts e e-mails, uma frequência diferente de publicações… e não se esqueça de monitorar os resultados.
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