Como é possível fugir de um click do smartphone hoje em dia? Quem não adora passar horas visualizando os stories do Instagram ou tentando imitar os challenges do TikTok? E os memes do Twitter? Pois é, tudo que nos move como sociedade conectada digitalmente tem algum recurso visual para compartilhar ou consumir. É dessa forma que é engrandecido o poder das imagens no marketing.
Segundo dados da NeoMam Studios, as pessoas lembram de 80% do que veem e 20% do que leem. Portanto, cada vez mais empresas usam uma foto ou vídeo para criar conexão com as pessoas e fixar aquela mensagem, conceito e valor da marca.
A tendência é que todo trabalho que envolve propagação de ideias tenha base em criações visuais. Seja no trabalho formal, personificações da mídia, líderes mundiais, amantes de pets e futuros exploradores do espaço. O mundo se guia por esses estímulos. Afinal de contas, a imagem é uma forma de leitura e conta uma história mesmo não tendo diálogos ou narrativa clara. A arte é um grande exemplo disso.
O Marketing utiliza desse artifício da forma mais intensa possível, porque a ideia essencial dos profissionais da área é tornar a marca mais conhecida e mais próxima do público. As redes sociais mais bombadas têm o mesmo objetivo.
A estratégia do Marketing na criação da imagem
Pare! Olhe! Não perca nada! Não esqueça! Basicamente é desse jeito que o Marketing pensa quando cria o aspecto visual. Chamar atenção de quem consome faz com que a campanha traga essa mensagem, mas como será feito é a grande questão. Pode ser na trilha musical, ou com um objeto em cena, uma edição mais lenta.
Investir nesse caminho é algo que dá até mais retorno sobre o investimento (o conhecido ROI), porque é um tipo de conteúdo mais fácil de digerir.
A prévia do conteúdo
Se você pretende conduzir sua persona gerando curiosidade, a imagem será peça chave, porque, dependendo do que estiver na tela, isso pode gerar interesse ou não no usuário para querer ler o conteúdo completo.
O grande poder das imagens no marketing é fazer um convite visual claro e eficiente.
A foto ideal para as redes sociais
Posts com fotos e vídeos têm mais engajamento e alcance. A dica é incluir imagens de pessoas nos conteúdos para gerar mais afinidade com os usuários.
Menos montagens é, na verdade, mais para os algoritmos. Entre na jogada dos challenges, porque redes sociais são plataformas para mostrar bastidores da vida, dialogar com os seguidores, etc, mesmo que você tenha um perfil “corporativo”.
Imagens no marketing: Boas práticas
Fique atento aos principais cuidados para não cometer deslizes, porque usar imagem não é um rolê aleatório. Existem regras e, entre as principais, temos:
Direito de imagem
Tenha atenção na utilização das imagens. Soluções: contrate um fotógrafo para ter suas próprias fotos ou utilize bancos de imagens gratuitos. Assim, você poupa dores de cabeça.
Além do risco de problemas judiciais, fotos que não são de sua autoria não dialogam com seus produtos/serviços e muito menos comunicam a missão da sua marca.
O poder das imagens no marketing: Edição
Olha os pixels aí! Manipular fotos não é brincadeira e o ideal é ter um material em alta qualidade. Fique de olho nas dimensões para nada sair desproporcional. Além de tudo, busque revelar a essência da marca nos elementos contidos no enquadramento.
Leia também: Como ter sucesso com as redes sociais em 2021?
Dê propósito útil
Enriqueça sua estratégia. Crie tutoriais, mostre dados e revele detalhes que você considera mais importantes. Utilize esse recurso quando fizer sentido para seu negócio.
Relacione texto com imagem
A imagem não pode fugir do conceito final daquele conteúdo. Os elementos devem estar conversando entre si, texto e imagem. Senão, pode gerar um afastamento das pessoas do que sua marca propõe.
Agora você já está mais preparado para utilizar o melhor dos visuais no Marketing! Faça testes e identifique o que mais funciona para seu negócio. Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários. 🙂
Texto escrito por Márcio Júnior, Customer Success da RG Digital.
Oi Boa Tarde, existe algum curso para aperfeiçoamento dessas imagens de marketing??
Olá Milene, na web você consegue encontrar alguns cursos relacionados ao planejamento de marketing como um todo. Especificamente para imagens deverão haver cursos de edição e manipulação. Sugerimos uma breve pesquisa pelo tema.