Investir em estratégias de automação de marketing é fundamental para nutrir os leads e fazê-los avançar até o fundo do funil de vendas, isto é, até o momento da compra.
Além disso, a automação representa uma grande oportunidade para as pequenas empresas, pois permite que elas aprimorem seus processos e passem a competir até mesmo com grandes companhias.
Se você está tendo dificuldades para gerir os novos leads manualmente, não se preocupe, pois mostraremos 3 táticas de automação de marketing que facilitarão a sua vida e, ao mesmo tempo, te ajudarão a captar mais clientes.
Boa leitura!
Para que serve a automação de marketing?
A princípio, se você investe em Marketing Digital, Inbound Marketing e Redes Sociais, provavelmente já notou o quanto é difícil gerar e fazer a gestão de leads à medida em que eles aumentam.
Sem contar a complexidade que é produzir conteúdo customizado para cada etapa da jornada de compra.
Mas, com boas estratégias de automação de marketing, tudo isso pode ser feito automaticamente.

Isso porque a automação permite entender e agir de forma personalizada e escalável com as pessoas que interagem com sua empresa nos diversos canais online.
Em outras palavras, é um recurso que analisa o comportamento do público e possibilita uma comunicação personalizada para otimizar seu tempo e seu dinheiro.
Assim, a automação de marketing busca otimizar os processos operacionais e permite que você passe mais tempo analisando os resultados, otimizando e criando novas estratégias para entregar mais leads qualificados à equipe de vendas.
Leia mais: Automação de marketing: saiba como investir nesta estratégia
Quais as vantagens da automação marketing
Quando você desenha estratégias para automatizar o marketing da sua empresa, você tem diversos ganhos.
Confira a seguir, as principais vantagens da automação de marketing:
- Prepara os leads que ainda não estão prontos para fechar negócio.
- Aumenta as vendas e os lucros do negócio.
- Reduz os custos de aquisição de clientes (CAC).
- Permite identificar o estágio de compra e os interesses de cada potencial cliente.
- Gera tickets de venda maiores.
- Promove a personalização da comunicação para cada persona.
- Estreita o relacionamento com os leads.
- Facilita o trabalho do setor de marketing.
- Diminui o ciclo de vendas.
- Melhora a produtividade do time comercial, que recebe leads mais qualificados.
Conheça 3 estratégias de automação para simplificar o seu marketing
Agora, você vai ver três ideias para começar a desenhar estratégias de automação de marketing em sua empresa e para melhorar os seus resultados de venda.
Confira!
1. Implementar uma ferramenta para gestão de suporte via WhatsApp
Utilizar uma ferramenta para suporte via WhatsApp na sua empresa é uma maneira eficiente de oferecer uma melhor experiência de atendimento aos leads e clientes.
Além de integrar todos os pontos de contato, esse tipo de solução também proporciona um atendimento mais ágil, inteligente e humanizado.
A plataforma da Tallos, por exemplo, utiliza Inteligência Artificial para automatizar o atendimento aos leads.
Com ela, é possível criar fluxos de atendimento e aumentar a eficiência da sua equipe para que ela possa focar nas vendas.
Na prática, a Tallos permite que você tenha vários atendentes usando o mesmo número de WhatsApp.
Lembrando que todos os contatos recebidos, seja do site, das redes sociais, do e-mail, são gerenciados em um só lugar, facilitando o trabalho das equipes.
2. Automatizar e-mails em ferramentas de gestão de marketing
O marketing por e-mail sempre foi o principal elemento da construção de um funil de vendas online.
Porém, com uma plataforma de automação de marketing para e-mails, contatos segmentados e conteúdos de qualidade, você já pode iniciar uma estratégia de automação de marketing e nutrir os leads.
Enfim, o objetivo da automação é amadurecer esses leads e educá-los até que estejam prontos para vendas. Mas, como iniciar esse processo, afinal?
Bem, se você está começando, uma dica: vá devagar.
Inicie a nutrição a partir de uma sequência de e-mails om 3 a 5 mensagens durante um mês. Em seguida, selecione seus melhores conteúdos e nutra seus contatos com ele.
A plataforma de automação enviará os e-mails conforme o lead interage com a sua empresa.
De acordo com seu comportamento em relação aos e-mails que recebe, esse lead pode continuar na mesma etapa da jornada de compra ou ser encaminhado para a próxima fase.

3. Aplicar a automação nas redes sociais
Outra estratégia de automação de marketing que acelera seus esforços de geração de leads é aproveitando o tráfego das mídias sociais para lançar campanhas automatizadas de envio de mensagens.
Você sabia que existe uma ferramenta que pode fazer isso?
O Manychat é uma ferramenta de automação de atendimento por Instagram Direct, Facebook Messenger, Whatsapp e SMS, que utiliza bots a fim de aumentar as vendas, captar leads e melhorar o engajamento da sua marca.
Além de usar a ferramenta para atender e dar suporte aos clientes, você também pode deve aproveitá-la para criar uma sequência personalizada de mensagens.
Assim, se o usuário se interessar pela sequência de mensagens, o Facebook Messenger bot inicia um diálogo automático com ele e pode até mesmo levá-lo a fechar uma venda.
Por fim, adotar estratégias de automação de marketing é muito vantajoso para sua empresa, pois otimiza os processos e acelera os resultados.
E, independente do tamanho da empresa, saiba que é perfeitamente possível usar a tecnologia a seu favor para garantir o sucesso do seu negócio.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo.
Quer implementar estas e outras estratégias para sua empresa? Nós podemos ajudar. Entre em contato com nosso atendimento agora mesmo.