Para transformar seguidores em leads, você pode utilizar o Instagram, rede social que se tornou um verdadeiro fenômeno entre as marcas e os consumidores. Com cerca de 2 bilhões de usuários ativos e engajados, a plataforma possui um elevado potencial para gerar novos negócios.
Entretanto, vale destacar que não é interessante depender apenas das redes sociais para atrair os potenciais clientes.
Para gerar melhores resultados, o ideal é construir uma base de leads para aumentar as oportunidades, nutrindo esses contatos até que estejam prontos para fechar negócio com você.
Além disso, contar com uma base de leads qualificados traz outras vantagens, como:
- redução do ciclo de fechamento de vendas
- maiores chances de conversão;
- construção de um relacionamento mais próximo;
- campanhas mais segmentadas.
Deseja saber o que fazer para transformar seus seguidores em leads e crescer sua base?
Então, não deixe de acompanhar o artigo!
7 maneiras de gerar leads qualificados com o Instagram:
Para gerar leads qualificados no Instagram, não basta apenas criar um perfil na rede social. Além disso, é preciso adotar algumas estratégias de otimização a fim de converter seus seguidores em potenciais clientes de maneira mais rápida.
Confira a seguir, as dicas que separamos sobre o assunto!

1. Explore o link na bio
O link na bio é um ótimo recurso para direcionar o tráfego para outros canais da sua empresa, como o site, blog ou landing page.
Para aumentar as chances de transformar seus seguidores em clientes, use ferramentas como Linktree ou Link Profile e aproveite para inserir várias URLs em um único link na bio.
Além disso, crie uma descrição interessante, que desperte a atenção das pessoas que estão visitando o perfil da empresa pela primeira vez. Outra dica é usar esse espaço para fazer uma oferta clara, pois muitos usuários chegam aos perfis comerciais em busca de informações sobre os produtos, promoções e novidades.
Por fim, não deixe de usar um CTA, o famoso call to action, eficiente na descrição.
2. Produza e publique conteúdos frequentes
Para gerar leads com o Instagram, também é muito importante manter uma frequência de publicações.
Ficar muito tempo sem postar conteúdo pode comprometer o engajamento dos seus seguidores bem como a entrega de seus posts. Do mesmo modo, publicar em excesso também pode afastar o público.
Então, o que é melhor fazer? Bem, para descobrir qual a periodicidade adequada para a entrega de conteúdos, o ideal é fazer uma análise da sua audiência e de como ela se comporta na rede social.
3. Use o Stories para envolver e transformar seguidores em leads
O stories do Instagram é uma funcionalidade perfeita para atrair a atenção das pessoas e transmitir mensagens pontuais aos seguidores.
A ferramenta permite criar histórias curtas com sequências de fotos e vídeos de até 60 segundos e possui uma série de recursos que ajudam a humanizar a marca e a gerar empatia.
Por exemplo, você pode usar animações, enquetes, figurinhas e diversos outros efeitos para interagir com o usuário e contar histórias interessantes. Dessa forma, as chances de transformar seguidores em leads são maiores.
4. Invista na criação de anúncios
Para potencializar sua estratégia de captura de leads, não deixe de usar o Gerenciador de Anúncios da plataforma, ferramenta integrada que possibilita anunciar tanto no Instagram quanto no Facebook e combinar os dois públicos. Entre as vantagens de se investir em anúncio estão o seu alto poder de segmentação e o seu custo-benefício para a criação de campanhas de geração de leads.
Leia também: Segmentação de leads, como fazer?
5. Inclua hashtags em suas postagens
O uso das hashtags também é indispensável para divulgar a empresa e acelerar a geração de leads. Isso porque muitos usuários fazem uso delas na pesquisa de perfis e fotos relacionadas a um determinado assunto.
Logo, o ideal é inseri-las em todas as suas publicações no Instagram, para que seus melhores conteúdos sejam encontrados com facilidade.
Além disso, também é interessante criar uma hashtag própria e criativa paras os conteúdos personalizados e incentivar seus seguidores a utilizem também.
6. Crie conteúdos no Reels
Utilizar formatos de conteúdo diversificados te ajuda a atender a todos segmentos de leads, contudo, há um formato que costuma atrair mais atenção no Instagram.
Estamos falando do reels, recurso direcionado à produção de vídeos curtos. Por oferecer um conteúdo mais dinâmico, fácil de consumir e viralizar, este é um tipo de conteúdo que funciona muito bem quando o assunto é transformar seguidores em leads.
Sem contar que o algoritmo da rede social costuma entregar conteúdos de vídeos com mais frequência.
7. Transforme seguidores em leads mais facilmente usando CTAS
O CTA, ou chamada para ação é um elemento essencial para gerar leads no Instagram e convertê-los em clientes, afinal esse é um recurso que apresenta uma oferta acompanhada de um estímulo que leve o usuário a executar uma determinada ação.
Você pode criar CTAs com links em stories ou ao chamar o público para curtir uma postagem ao final de um conteúdo em carrossel.
Concluindo, gerar leads é primordial para quem deseja escalar as vendas e o Instagram pode ser um grande aliado nesta missão.
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