Saber como usar o e-mail marketing de forma estratégica é fundamental para o sucesso de qualquer negócio online, sobretudo em um mercado tão competitivo.
Com os algoritmos das redes sociais mudando a cada semana e a mídia paga cada vez mais cara, o bom e velho e-mail é uma alternativa inteligente.
Sem dúvida, estamos falando de uma ferramenta poderosa, que pode ajudar as empresas a obterem melhores resultados em vendas.
No entanto, existem algumas boas práticas que fazem toda diferença na performance das suas campanhas de e-mail.
Então continue a leitura para descobrir como faturar mais com e-mail marketing.
Como usar o e-mail marketing para vender?
O e-mail marketing é um canal muito utilizado pelas marcas, seja na produção de conteúdo, no fortalecimento do relacionamento com os clientes ou na divulgação de produtos e promoções.
Mas, você sabe como usar o e-mail marketing para vender mais?
De antemão, se você ainda não sabe como usar o e-mail marketing para vender seus produtos ou serviços, com certeza você está perdendo uma grande oportunidade.
Isso porque uma boa campanha de e-mails permite que você alcance diretamente seus potenciais clientes e ainda crie um relacionamento duradouro com eles.
Por ser um canal de relacionamento, um bom caminho para o e-mail é ajudar nas vendas, isso é, gerar conversões indiretas.
Funciona assim, o lead recebe o e-mail marketing da sua empresa. Abre o e-mail, vê as ofertas, mas não realiza a compra após clicar em algum link. Daí em até 7 dias ele vê seu anúncio no instagram, se lembra de já ter visto o e-mail falando a mesma coisa, decide clicar no ad e compra na sua loja.
O anúncio recebe o crédito pela venda, mas o e-mail marketing ajudou demais nessa jornada. Por ter viso o e-mail antes o lead não teve dúvidas, estava bem informado quanto às condições e apenas realizou a compra para não perder a oportunidade.
O e-mail marketing ajuda suas campanhas a custarem menos.
Mas aqui na RG somos especialistas em gerar vendas diretas por e-mail marketing. Isso porque nosso time sabe como usar o e-mail marketing como canal forte de vendas.
Confira a seguir, algumas táticas que usamos para melhorar o desempenho dos e-mails e alavancar as vendas.
Testes A/B + Segmentações
Antes de qualquer coisa é necessário traçar o perfil do seu público de maneira detalhada, ou seja, conhecer as características, preferências e particularidades. Com interesses em comum bem definidos criamos listas de contatos que serão usadas nas ações de e-mails. Nem todo e-mail marketing enviado vai para toda a base de leads.
Isso ajuda a deixar o e-mail marketing mais personalizado e assim fazer mais sentido para o lead no momento em que ele abrir a mensagem.
Além disso, fazemos muitos testes. Teste A/B ajudam a encontrar o assunto, horário e tipo de abordagem mais eficiente para gerar resultados incríveis. De posse das informações geradas nestes testes as campanhas seguintes são planejadas com mais inteligência e assertividade.
Como construir uma lista de e-mails com as pessoas certas?
O primeiro passo é conhecer bem sua persona. Se ainda não fez isso leia o artigo a seguir antes de dar sequencia na estratégia.
Feito? Vamos em frente.
Bem, se o seu site já está vendendo, é provável que você já tenha o contato de alguns compradores.
Caso não tenha, então você pode tentar algumas estratégias, como, por exemplo:
- Criar um pop-up que aparecerá em seu site ofertando ao usuário um cupom de desconto em troca do endereço de e-mail dele.
- Oferecer um conteúdo gratuito relacionado ao seu produto.
- Fazer anúncios que divulguem uma isca digital (ideal para vender algo de valor mais elevado), entre outros.
A ideia é agrupar as pessoas de acordo com o momento de cada uma delas. Se alguém se cadastrou para receber um cupom de 1ª compra, isso significa que nunca comprou na sua loja, então esse e-mail com o cupom precisa ser muito simpático e apresentar brevemente sua marca, por exemplo.
Pense num assunto atrativo
Para saber como usar o e-mail marketing a favor do seu e-commerce ou negócio online, também é preciso otimizar o conteúdo, começando pelo assunto, claro!
Além de ser interessante, o assunto do e-mail deve ser construído de forma inteligente. Esse é o primeiro contato do lead com seu e-mail. Essa frase é que vai determinar a abertura ou não da sua mensagem.
Veja abaixo algumas ideias para criar um assunto inteligente:
- Faça perguntas que desperte a curiosidade do lead.
- Cite os benefícios que o lead terá.
- Use os gatilhos mentais da escassez e da urgência.
- Utilize números para prender a tenção do leitor.
Inclua um bom (Call-to-Action)
Outra dica para vender mais com e-mail marketing é utilizar chamadas de ação claras e diretas, que levem o usuário à conversão.
Em outras palavras, diga aos leads e clientes o que você deseja que eles façam, como, por exemplo, “compre agora”, “cadastre-se para obter um desconto” ou “saiba mais”.
Aposte na automação
Use ferramentas de automação de e-mail para enviar mensagens programadas com base em ações específicas dos assinantes e, assim, facilitar o seu trabalho..
Quer uma ideia?
Envie uma série de e-mails para novos assinantes ou acompanhar os clientes que abandonaram um carrinho de compras.
Confira uma lista com as 8 melhores ferramentas de e-mail marketing em 2023
Entregue conteúdo relevante
Não tem como usar o e-mail marketing para gerar vendas enviando aos destinatários um conteúdo de má qualidade.
Portanto, forneça aos leads conteúdos valiosos, como informativos, dicas úteis, promoções exclusivas e ofertas especiais de sua loja online.
Além disso, evite disparar spam ou apenas propagandas, pois isso certamente afastará o público.
Por falar spam dê uma olhada nesse artigo – Email no spam? Como evitar que isso aconteça?
Como usar o e-mail marketing para e-commerce: tipos de campanhas que convertem
O e-mail marketing para lojas virtuais, pode trazer resultados expressivos e com um baixo investimento.
Mas para ter sucesso, é importante investir em estratégias específicas para este segmento.
Veja alguns exemplos de campanhas de e-mail que você pode criar:
- Boas-vindas e oferta de desconto: envie um e-mail de boas-vindas agradecendo a inscrição e ofereça um desconto ou promoção exclusiva na primeira compra.
- Campanhas sazonais e promocionais: aproveite feriados, datas comemorativas ou eventos especiais para criar campanhas temáticas com promoções e descontos exclusivos.
- Abandono de carrinho: mande um e-mail ao cliente lembrando-o sobre os itens no carrinho. Ofereça também um incentivo, como frete grátis ou um desconto adicional, para incentivá-los a concluir a compra.
Veja também 10 modelos de e-mail marketing criados pela RD Station para aprimorar suas campanhas
Agora que você já sabe como usar o e-mail marketing para impulsionar as vendas da sua loja online, lembre-se: o e-mail é uma ferramenta eficaz, mas requer tempo, paciência, consistência e estratégia.
Por fim, concentre-se em fornecer valor e fortalecer o relacionamento com seus clientes.
Desse modo, em pouco tempo você terá conquistado a confiança deles e verá suas vendas dispararem.
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